Solidariedade

Mobilizados por um Natal melhor

Campanha do Diário Popular vai reunir e repassar doações a entidades e projetos assitenciais

Infocenter -

Atualizado em 18 de dezembro, às 15h41min, para acréscimo de informações

A Campanha de Natal do Diário Popular começou. Neste ano, as doações recebidas terão como destino três instituições atuantes em diferentes áreas: o Instituto São Benedito, o Asilo de Mendigos e o projeto Sopão de Rua.

Segundo o gerente comercial do DP, Rogério Caldellas, anualmente são feitas ações similares. O diferencial neste ano foi a escolha a partir de uma pesquisa interna entre os funcionários. A avaliação apontou crianças carentes, idosos e moradores de rua como os grupos em risco mais necessitados de um olhar especial nesta época do ano.

Dentre os principais itens necessitados estão brinquedos para meninas, alimentos, produtos de limpeza e higiene e fraldas geriátricas, tamanhos G e GG. No entanto, qualquer tipo de doação é aceita. Recreacionistas, bandas e artistas interessados em participar da entrega das doações, programada para o dia 23, também podem entrar em contato com o setor comercial do Jornal. "Se cada um fizer uma parte, fica leve para todo mundo", reflete Caldellas.

Primeira doação
O Clube Brilhante foi o responsável por fazer a primeira doação à campanha. Segundo o presidente do clube, Luiz Eduardo Antunes, a festa infantil de Natal deste ano teve como ingresso um brinquedo para ser doado. "É importante um gesto de carinho com as crianças que, por vezes, se encontram em situações de vulnerabilidade", pondera Antunes. O Brilhante se engaja em ações durante o ano, angariando todos os tipos de doações em diferentes épocas.

Conheça as instituições

Projeto Sopão de Rua
É um projeto para moradores de rua e famílias carentes. Segundo o fundador Luís Enrique Braga dos Santos, são mais de 50 mil litros de sopa já servidos, com ajudas também em vilas e doações voltadas a famílias carentes. Toda quinta-feira, cem litros de sopa são distribuídos a moradores de rua. "A gente faz dar para todo mundo, um pouquinho para cada um", afirma Luís Enrique. A sede fica na rua Padre Anchieta, 2.697.

Instituto São Benedito
Desde 1901 a instituição vem ajudando crianças carentes. Atualmente são 124 estudantes, todas meninas, em turno integral no São Benedito. Além das aulas curriculares, oficinas e atividades são feitas no turno inverso. Ao todo, três refeições diárias são oferecidas a cada criança. De acordo com a irmã Julieta, embora doações sejam recebidas frequentemente, ainda há a necessidade de brinquedos e produtos de higiene e limpeza. O Instituto fica na rua Félix da Cunha, 909.

Asilo de Mendigos
Atualmente, 86 idosos vivem no asilo. Apesar da mensalidade paga, os gastos não são cobertos, de acordo com uma das funcionárias do local, Viviane Jandeiro. Além dos gastos com os idosos, funcionários, um clínico geral e enfermeiros estão entre as despesas. Diariamente, são seis refeições feitas por morador do asilo, havendo ainda quem necessite de alimentação diferenciada. "A nossa prioridade sempre vai ser os idosos. Aqui é o lar deles", lembra Viviane. Dentre as principais necessidades do asilo, estão leite e fraldas geriátricas. A sede fica no parque Dom Antônio Zattera, 338.

Para ajudar
As doações podem ser feitas até a próxima sexta-feira. O Diário Popular fica na rua 15 de Novembro, 718. As doações podem ser feitas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. No sábado, o horário de funcionamento é das 8h às 11h30min. Ao longo da semana o Jornal mostrará um pouco mais da realidade de cada uma dessas instituições.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lojistas têm expectativas de melhora nas vendas Anterior

Lojistas têm expectativas de melhora nas vendas

Próximo

UFPel adota novo sistema e começa a se despedir do papel

Deixe seu comentário